Bom, no dia 23 de maio de 2011 foi realizada a primeira visita do projeto Game Down para esse ano. A Ariana foi até a escola Ely conversar com a professora Rosana, que é especializada em educação especial.
Escolhemos essa escola para começarmos as visitas porque lá existe um número alto de deficientes auditivos.
A Ari voltou com várias informações e fotos. Pelo que a professora explicou, eles já adaptaram jogos como dominó, jogo da memória, até um alfabeto em libras para as crianças, portanto, concluimos que seria "inerte" adaptarmos os jogos para essas crianças, já que elas possuem um vasto material.
Porém, uma área que se mostrou deficiente para essas crianças foi a alfabetização vinda dos próprios pais. Segundo a professora Rosana, muitas crianças tem dificuldade para acompanhar a turma, porque não possuem um acompanhamento em libras dentro de casa. Os pais não possuem conhecimento sobre essa linguagem, o que dificulta o diálogo.
Além disso, na escola só existem seis professores interpretes, enquanto os outros não possuem nenhuma base sobre o assunto.
Conversando com nosso grupo do Game Down, tivemos a idéia de realizar cursos que ajudem os pais a conhecerem melhor a liguagem de sinais, para auxiliarem seus filhos. Esses cursos seriam gratuitos e dados por voluntários. Além disso, pensamos em fornecer aos familiares um dicionário em libras, para que em qualquer eventualidade, possam consultá-lo.
Essa ainda é uma idéia inicial voltada para os deficientes auditivos, mas queremos aperfeiçoar e continuar com ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário